WP cresce e alcança 10% na Europa

O nosso querido Windows Phone ainda não caiu nas graças do mundo, mas parece que essa situação está começando a ficar melhor, segundo dados divulgados ontem(3/12) pela Kantar Worldpanel, chegando a 10% nos cinco principais países europeus. Sua rápida ascensão no mercado é notória, e já o coloca em posição de destaque entre os principais SOs do mercado europeu seguindo a trilha dos últimos tempos.  

A análise contempla agosto a outubro de 2013, e mostra que, em comparação com o mesmo período do ano passado, a participação do SO no mercado do velho continente subiu de 4,8% para 10,2%. O Android, que ainda reina absoluto, cresceu de 64,5% para 70,9%, enquanto o iOS, por sua vez, registrou uma queda, de 20,8% para 15,8%. A BlackBerry, por fim, foi de 5,1% para 1,8% sendo que somente na Austrália ele teve crescimento. 


Dentre os países europeus com maior porcentagem de Windows Phone nas ruas são: Itália, França e Reino Unido, respectivamente. Dos três, os italianos são os maiores “fãs” da plataforma da Microsoft, com 16,1% dos aparelhos no país rodando o SO das janelas. A porcentagem o deixa como o segundo sistema operacional móvel mais usado, atrás apenas do Android, que ainda está em 68,8% dos smartphones da Itália, e o iOS tem apenas 10,1%. Na França, a parcela de mercado do Windows Phone é menor, mas o salto foi bem maior, refletindo melhor o comportamento da Europa. Do terceiro trimestre de 2012 para o terceiro de 2013, o sistema da Microsoft saltou de 5,1% para 12,5%. O iOS, por sua vez, caiu de 19,5% para 15,9%, enquanto o Android foi de 60,4% para 68,1%. 
Clique para ampliar a tabela abaixo: 
O Windows Phone ainda corre por fora da briga entre Android e iOS no cenário mundial, mas, pouco a pouco ele vai conquistando mais território e ainda com as atualizações prometidas para o ano de 2014 ele tem tudo para bombar no próximo ano.
O ano de 2013 foi o ano de afirmações para a Microsoft em todas as plataformas. Windows Phone 8, Windows 8.1 e Xbox One se destacaram muito e em pouco tempo. E para o ano que está por vir creio que o Windows Phone aumentará ainda mais sua participação mundial, pelo menos por aqui em terras tupiniquins ele figura "ainda" a terceira posição segundo o último relatório do IDC para a América Latina. Uma coisa interessante que se nota é que, na maioria dos casos nem é preciso fazer propaganda do aparelho ou divulgar a marca, o SO já se vende e isso contribui muito para o crescimento rápido do Windows Phone no mundo, meu aparelho com Windows Phone 8 por exemplo já foi motivo de 5 compras de Windows Phone por amigos, e o próprio já convenceu mais 2 usuários de Android a migrarem para a plataforma das janelas. 

Ainda falta muito chão para caminhar, mas estamos ansiosos pelas próximas atualizações e o tão aguardado Windows Phone 8.1, que rumores indicam uma mudança significativa na forma como o usuário interage com o sistema – leia-se Cortana e painel de configurações.



Via: Info NZN

0 comentários: