A Microsoft está considerando trazer os apps do Android para o Windows Phone?

Um rumor MUITO estranho está rondando as notícias sobre Windows Phone hoje. Aparentemente, de acordo com algumas fontes, a Microsoft está planejando tornar o Windows Phone compatível com aplicativos Android. [Pausa para xingar]




Ok, agora que você já xingou bastante, vamos continuar.

Não é novidade para ninguém que um dos pontos fracos do Windows Phone ainda é o baixo número de aplicativos. Aliás, pensando melhor, eu não diria que o problema é o baixo número de aplicativos, mas sim a falta de interesse dos desenvolvedores em criar para a plataforma. É comum vermos apps sendo lançados para Android e iOS e nada de versão para o Windows Phone.

Bem, segundo as tais fontes, para resolver esse "gap", pessoas da Microsoft estão considerando trazer os aplicativos do Android para o Windows Phone. Aliás, não só para o Windows Phone, mas para o próprio Windows, e parece que com o apoio da Intel.

Nós sabemos que a Microsoft se esforça para atrair os desenvolvedores para o WP. Até a liberação antecipada do SDK, que gerou vários vazamentos de informação eles fizeram, mas parece que ainda não foi o suficiente. O Windows Phone se encontra numa espécie de loop: as pessoas não compram porque "não tem apps", e os devs não se interessam muito porque "ninguém compra". Assim fica difícil melhorar a situação do sistema em relação à concorrência.

Obviamente esse rumor já gerou uma mistura de reações. Alguns acham que trazer os apps do Android para o Windows Phone pode ser uma boa ideia porque "resolveria" o problema da falta de aplicativos. Outros já acham que isso significaria o fim da plataforma.

Bem, eu não sou radical ao ponto de dizer que seria o fim da plataforma, nem que eu deixaria de usar o WP caso o rumor se confirme, mas eu estou mais próximo da galera da segunda opinião: isso seria ruim. Vou explicar:

O problema para os desenvolvedores não é exatamente as pessoas não comprarem o Windows Phone, mas sim o custo-benefício. Eles precisam gastar tempo, dispor de recursos e pessoas para portarem seus apps para o WP. Isso tem um custo. E como a plataforma ainda está muito atrás dos concorrentes, eles não consideram viável essa opção.

Agora imagine que o rumor se confirmou, e o WP agora acessa a Google Play e instala os apps do Android. Agora eu pergunto: Qual desenvolvedor vai agora gastar tempo, recursos e pessoal para criar apps para o WP e Android quando o WP aceita os mesmos apps do Android? Eu te digo qual: NENHUM.

Pode ter parecido uma boa ideia para alguém? Talvez, mas nós temos o exemplo da BlackBerry, que fez a mesma coisa. Quem agora desenvolve para a BlackBerry? Sério, eu não sei dizer. Pois com certeza seria esse o destino do Windows Phone se o rumor for confirmado.

Mas acredito que isso não vai acontecer. A Microsoft está preparando uma atualização monstruosa para o sistema, ela não iria tentar atrair os desenvolvedores e depois dar um tiro no próprio pé assim. Isso sem falar os bugs que ocorreriam nos apps. É aquela ideia que dá errado antes de se concretizar. 

Também acho estranho o timing dessa notícia. Ontem vazaram os supostos detalhes do que o WP 8.1 vai trazer, e todos ficaram empolgados com as novidades, e hoje esse rumor esquisito. Talvez essa notícia tenha sido  "vazada" por fontes falsas para tentar tirar um pouco da empolgação das pessoas pelas novidades da plataforma. Acho isso muito suspeito.

Agora a gente quer saber o que você acha. Seria uma boa ideia trazer os apps do Android assim para o WP8, ou isso poderia ser o fim do sonho? Deixe a sua opinião nos comentários.

0 comentários: